Arroz à Grega

arroz a gregaO arroz está diariamente na mesa da grande parte dos brasileiros, companhia perfeita para o feijão. Porém é sempre bom variar no preparo, seja para o dia a dia ou para um almoço especial. Por isso a gente escolhe o arroz à grega para dar um diferencial no tradicional arroz.

Pesquisando em livros e na internet, percebi que não tem uma receita exata para o arroz à grega. Mas percebi que praticamente todas as receitas, além do arroz (claro!), as receitas levavam cenoura, alho, cebola. Os demais ingredientes variam de acordo com o gosto e aquilo que a pessoa tem em casa.

Como falei, essa é uma ótima opção para incrementar o arroz para as festas de fim de ano. Então, abaixo ensino para vocês a minha receita de arroz à grega.

Ingredientes
– 1 xícara de arroz
– 2 xícara de água quente
– 1 xícara de cenoura em cubos (uma cenoura pequena aproximadamente
– 1 xícara de presunto (pode ser linguiça calabresa)
– 1/2 xícara de ervilha
– 1/2 pimentão vermelho em tiras pequenas
– 1/2 cebola pequena
– 2 dentes de alho
– 1 colher (café) de sal
– Óleo (um fio)

Modo de preparo
Coloque em uma panela o óleo e o presunto em cubos e deixa fritar por aproximadamente 2 minutos. Em seguida acrescente a cebola até que comece a ficar transparente. Após isso acrescente alho picado, o pimentão, a cenoura e a ervilha e refogue por um minuto.

Acrescente o arroz, o sal e refogue por mais um minuto. Agora é a hora de colocar a água quente e deixar o arroz cozinhar em fogo baixo com a tampa da panela semiaberta. Esse processo vai durar em torno de 18 a 20 minutos ou até secar toda a água. Se mesmo assim secar a água e o arroz continuar um pouco duro, coloque um pouco mais de água, cerca de ¼ de xícara e espere secar.

Assim que a água secar, apague o fogo e feche a tampa por 5 minutos. Mexa com cuidado o arroz e sirva.

Receita em vídeo

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *