Carne Louca

CarneLoucaDificilmente encontramos alguém que não gosta de carne louca. Muito utilizada em festas e comemorações, a receita não requer muita habilidade e é muito saborosa. Tudo depende da carne que você vai usar (coxão mole, miolo de acém, alcatra ou algum pedaço fibroso e que seja fácil desfiar depois). Utilizo o miolo de acém pois tem um preço mais acessível, e tirando boa parte da gordura e nervo, traz muito sabor e facilita na hora de desfiar.

Um lanchinho de carne louca é sempre uma delícia, eu gosto muito, e o mais bacana, é que você pode sempre variar e acrescentar ingredientes. Tem aquele que não gosta de pimentão ou de alho, aquele que gosta de colocar cenoura ralada e por aí vai. O importante é o que eu considero a base de uma boa carne louca: carne, tomate, cebola e ervas (coentro ou salsinha).

Ingredientes:
– 2kg de carne (miolo de acém, coxão mole, alcatra ou a de sua preferência.
– 1 cebola grande fatiada em tiras
– ½ pimentão cortado em tiras
– 3 dentes de alho amassados
– 5 tomates italianos batidos
– Azeitona (preta ou verde) à gosto
– 1 colher (sopa) rasa de sal
– Sal e pimenta à gosto
– Coentro ou salsinha

Modo de preparo:
Na panela de pressão, coloque a carne cortada em cubos, meia cebola picada, uma colher (sopa) de sal, e metade do alho amassado e coloque água até que a carne fique quase coberta. Coloco esses ingredientes para que a carne já comece a incorporar esses sabores. Deixo por aproximadamente 1 hora na pressão para que fique fácil na hora de desfiar.

Após a carne estar bem cozida, chegou a hora de colocar todo mundo para ajudar a desfiar a carne. O caldo que ficou na panela de pressão será utilizado, então, depois de desfiada a carne, coloque na panela de pressão, os demais ingredientes: carne, a outra metade da cebola, o alho, os tomates que foram batidos no liquidificador ou processador de alimentos, as azeitonas (sem caroços), pimenta e se necessário corrigir, o sal. Deixe ferver e apurar, se necessário, coloque um pouco mais de água, fica ao seu critério e gosto. Dependendo da cor que fica, eu acrescento uma colher (chá) de coloral.

Finalize salpicando o coentro ou a salsinha e está pronto. Sirva a carne em mini pães ou no pão francês de tamanho normal. Vale até comer a carne louca com um arroz branco, uma delícia.

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *