Molho de Tomate Básico

MolhoDeTomateRenanTodo domingo não existe nada melhor que comer aquele deliciosa macarronada, porém além de escolher uma boa massa, é muito importante que o molho seja de excelente qualidade e porque não fazer o seu próprio molho?

Existem muitas variações de molho de tomate e cada um escolhe o ingrediente que o paladar mais gosta, mas existem alguns pontos que não podem falhar na execução. Ultimamente tenho dado preferência aos molhos que preparo em casa, ao invés de virar um sachê já pronto (claro, esses sachês são uma mão na roda quando estamos com pressa, e as vezes eu os utilizo), o sabor do molho é totalmente diferente, e usar acompanhamentos e temperos diferente são como uma brincadeira.

Para cada 250ml de molho, utilizo 1 quilo de tomate, de preferência o do tipo italiano, mas quando não tenho, utilizo o mais maduro que eu encontro. Retire a pele e a semente, e corte o tomate em cubos pequenos.

Em uma panela, refogo no azeite extravirgem a cebola picada e alho amassado, parte do sabor estão nesses ingredientes. Acrescento os pequenos cubos de tomate, tampo a panela e deixo apurar até que os cubos se transformem no molho, cerca de 25 a 30 minutos, sempre em fogo baixo. Caso queira agilizar o processo, bata os tomates no liquidificador, mas eu prefiro o processo do fogão.

Para tirar a acidez, não acrescento leite e nem açúcar, prefiro acrescentar cenoura ralada e deixar cozinhar com os ingredientes já acrescentados. Experimente, você vai amar. Finalizo com a pimenta-do-reino moída, uma pitada de sal, noz-moscada e manjericão. Você não tem manjericão fresco? Não se preocupe, utilize o manjericão seco mesmo, não é a mesma coisa, mas é melhor que nada.

Dica importante, nunca acrescente água no molho, além de perder sabor, dependendo da água pode contaminar o molho, se achar que falta molho ai sim, bata no liquidificador um pouco mais de tomate sem pele e sem semente.

Sempre faço meus molhos com carne moída ou com calabresa moída. Os molhos ficam deliciosos e sempre com um toque diferenciado. Já fiz também a mistura das duas carnes, fica muito bom também. Tem quem goste de acrescentar o atum ralado, não sou muito fã, mas fica a seu critério. O importante é utilizar o que gosta para acrescentar ainda mais sabor no seu molho.

Espero que com essas dicas, você possa dar um toque e sabor especial às massas.

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *