Salada de Maionese

Presente em diversas ocasiões, a Salada de Maionese é um grande coringa na hora das refeições. No almoço de domingo, no churrasco, no buffet de salada dos restaurantes, lá está ela, cheia de variações e formas de preparo.

Essa salada vai bem com a maioria dos pratos. Eu sempre que posso, preparo a minha versão de salada e as vezes mudo um ou outro ingrediente, mas a base é sempre a mesma, batata, cenoura e a maionese.

Aprendi um segredo com minha amiga Lúcia Araujo, ao invés de colocar a batata em cubos, cozinhe a batata e amasse em forma de purê. Você vai ver, o sabor é realmente demais.

Ingredientes
Ingredientes
– 500g de batata
– 1 cenoura média ralada
– 1 xícara de ervilha (de preferência a congelada)
– 1 xícara de milho
– 6 colheres (sopa) de maionese
– 1/2 cebola picada (opcional)
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Coentro ou salsinha a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe as batatas e quando estiver no ponto, amasse ao ponto de purê (sem temperar). Eu gosto de usar as ervilhas congeladas, são mais saborosas, a cor é mais vibrante e são maiores que as enlatadas, mas se não tiver opção, utilize a enlatada. Descongele a ervilha de acordo com as recomendações do fabricante e reserve.

Vamos facilitar a vida? Com a ajudar de um processador, rale a cenoura. Eu só faço assim agora, pois não precisa cozinhar, além disso, deixa a salada com um leve toque crocante. Bem, mas caso você não tenha um processador, você pode usar um ralador manual ou fazer da forma tradicional, cortando a cenoura em cubos e cozinhando até ficar “al dente”.

Batatas amassadas, ervilhas descongeladas e cenoura ralada ou cozida. Chegou a hora de misturar tudo em um recipiente e acrescentar a maionese, o milho, a cebola, o sal, a pimenta-do-reino e o coentro ou salsinha. Geralmente já misturo no recipiente que vou servir na hora da refeição. No vídeo você pode ver que eu fui misturando os ingredientes aos pouco, achei que facilitou bastante, mas isso não altera em nada o sabor.

Leve à geladeira até a hora de servir. Você pode variar na salada, mudando a ervilha para a vagem e pode acrescentar pedacinhos de azeitona.

Receita em vídeo

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências e dúvidas comentando este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *