Batata Bolinha Temperada

BatataBolinhaConservaJá ouvi falar muito mal, mas sempre que ela está à mesa, acaba rapidinho. Quem não gosta daquela “Batata Bolinha Temperada” servida em aniversários e até em casamentos? Sempre vejo quase todo mundo com um palitinho na mão e a batata bolinha na boca. Pois bem, hoje venho apresentar uma receita e uma versão que fiz para um churrasco que servi em dezembro de 2014.

Um grande problema que tive, foi com relação ao azeite, minha mãe não come azeite, então, troquei por um pouco de óleo de girassol com algumas azeitonas verdes e pretas processadas. O sabor eu garanto, ficou perfeito e muito saborosa. Um toque diferenciado do tradicional.

Ingredientes
– 1 kg de batata bolinha
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 4 colheres de vinagre (usei o branco)
– ½ xícara de óleo
– 10 azeitonas pretas
– 10 azeitonas verdes
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– cebolinha e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo
Após higienizar bem as batatas (etapa muito importante, pois é servida com a casca), faça furos com uma faca nas batatas, assim o sabor dos temperos ficará mais presente. Em seguida, coloco as batatas (sem descasca-las) na panela de pressão para cozinhar. Assim que começar a pressão, 3 minutos no máximo e elas estarão no ponto. Bem, confesso que no teste para saber o ponto certo da batata, errei duas vezes e as batatas viraram purê (risos), então se você não quiser arriscar, cozinhe em uma panela do modo tradicional, sem ser na de pressão, por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam moles e com a casca intacta.

Partindo para a segunda etapa, começo processando a cebola, o alho e as azeitonas. Deixo tudo o mais pequeno possível. Se não tiver processador, pique o menor que conseguir. Junto essa mistura que foi processada ao óleo, vinagre e os temperos (sal, pimenta, cebolinha e cheiro verde).

Depois que as batatas esfriaram, misturo o molho de forma bem delicada, porque não quero que as batatas quebrem. O ideal é fazer de um dia para o outro para curtir bem o tempero, mantendo sempre na geladeira.

Utilizei apenas ½ xícara de óleo por conta do excesso de gordura, acho que a quantidade é o ideal e não fica encharcada, pingando óleo, mas você pode colocar mais se for de seu gosto e também trocar pelo azeite, fica a seu critério. O bom dessa receita é que você pode sempre adapta-la ao seu paladar, sendo aqui uma sugestão que agradou a todos que experimentaram.

Receita em Vídeo


Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

4 thoughts on “Batata Bolinha Temperada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *