O vinho certo para os 3 pratos mais pedidos no delivery

Saber qual vinho escolher para o momento certo, não é uma das tarefas mais fáceis para quem não tem experiência. Uma parcela considerável não tem nenhuma experiência no assunto e por isso a gente recorre a quem tem o conhecimento e pode descomplicar a situação para o nosso lado.

Com a pandemia, houve uma explosão no número de pedidos via delivery, afinal, era uma das nossa opções para ter algo diferente para se alimentar, já que os restaurantes estavam inicialmente fechados para o público e fora a praticidade que o delivery traz para a gente, não é?

Juntando o vinho mais o delivery, vem o seguinte questionamento: qual seria o vinho ideal para harmonizar com comidinhas de delivery? Algumas considerações devem ser levadas em conta como a avaliação da estrutura do vinho (em especial, seus níveis de acidez e taninos) e da sua intensidade de aromas e sabores, bem como a avaliação dos ingredientes, sabores e modo de preparo do prato.

“Existem muitas técnicas de harmonização e infinitas possibilidades. O que não se pode esquecer é que – além das considerações técnicas – é importante considerar também as preferências pessoais do consumidor. Acima de tudo, deve haver uma preocupação em proporcionar uma experiência agradável”, diz a especialista e educadora em vinhos, Andreia Berthault, também fundadora da escola de vinhos online Red Submarine.

Veja aqui as combinações ideais de vinho para os 3 pratos que fazem mais sucesso nos aplicativos de delivery, todas elaboradas pela especialista e educadora em vinhos, Andreia (Deia) Berthault:

Culinária Japonesa
Prato: Combinado de sushi
As grandes estrelas dos combinados de sushi são os peixes crus. Eles trazem sabores delicados e frescos que, normalmente, são complementados com um toque salino de molho shoyo. O vinho perfeito para acompanhar o combinado de sushi deve ser seco (vinhos adocicados/doces combinam melhor com pratos doces), delicado e leve (caso contrário, os sabores do vinho irão se sobrepor aos sabores do prato) e com níveis muito baixos de taninos (a combinação de peixes com taninos pode deixar um gosto metálico no paladar). Existem diversos vinhos que atendem a esses critérios. São excelentes opções vinhos feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Alvarinho, Pinot Grigio, etc, bem como espumantes brut ou nature. Se você fizer questão de um vinho tinto, prefira tintos leves e com poucos taninos, por exemplo, os Pinot Noir.

Culinária Italiana
Prato: Spaghetti ao sugo
O queridinho de quase todas as mesas, o Spaghetti ao sugo tem sabores mais intensos, peso médio (por conta da pouca quantidade de gordura) e uma acidez afiada que vem do molho de tomate. O vinho ideal aqui deve ser seco, com boa intensidade de aromas e corpo médio (para não haver sobreposição entre vinho e prato), bem como – e mais importante de tudo – com uma acidez muito alta, já que, se faltar acidez no vinho, a acidez do prato vai fazê-lo parecer sem graça. Vinhos italianos tintos, em geral, são excelentes pedidas. Destacamos os vinhos produzidos na região da Toscana com a uva Sangiovese, bem como os produzidos na região do Piemonte com a uva Barbera. Se você fizer questão de um vinho branco, os vinhos da Chardonnay serão uma boa opção.

Comidas rápidas
Prato: Hamburger
De todos os pratos, o hamburger provavelmente é o #1 na lista dos mais pedidos em delivery. Eles são oferecidos nas mais variadas combinações de ingredientes, mas, para essa harmonização, vamos considerar sua versão tradicional de pão, carne, queijo mozzarella, alface, tomate com molho ketchup. A carne e o queijo, que são os ingredientes principais do hamburger, conferem bastante gordura ao prato. Isso pede um vinho com mais estrutura, ou seja, com níveis consideráveis de taninos e acidez, caso contrário, o vinho não vai conseguir fazer frente ao peso do prato na boca. Além disso, o molho ketchup é levemente adocicado e, portanto, combina muito bem com vinhos secos que possuem aromas e sabores de frutas mais maduras. Aos nossos sentidos, esses aromas e sabores deixam uma sensação de “doçura”, mesmo que o vinho seja seco no paladar. As melhores opções para acompanhar hamburger são os vinhos feitos das uvas Primitivo (chamada de Zinfandel, nos Estados Unidos), Cabernet Sauvignon e Syrah, uma vez que eles têm todas as características listadas acima.

Agradeço a especialista e educadora em vinhos, Andreia Berthault , da escola de vinhos online Red Submarine (www.redsubmarine.com.br/) e a equipe da Agência NB Comunicação.

Fonte: Red Submarine /Agência NB Comunicação

** Se beber, não dirija **

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *