Dicas de alimentação para o Outono 2021

O Outono é marcado por dar início aos dias mais frios, a transição entre o verão e o inverno. Entramos nessa mudança de estação e precisamos tomar muito cuidado com a nossa saúde e nada melhor que investir numa alimentação que visa a fortalecer o sistema imunológico.

“Doenças como gripes acometem as pessoas com sistema imunológico frágil e uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas pode ajudar a reforçar as defesas do organismo. Opte pelo consumo de frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras para variar o cardápio e manter o organismo mais resistente”, pondera a especialista. ressalta Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, software de nutrição.

Nos dias mais frios a gente quer uma comida que nos aqueça e as vezes optamos por uma alimentação hipercalórica e nem sempre a mais saudável. Sabemos de tudo o que uma alimentação pautada em excessos e hábitos ruins podem nos ocasionar e mesmo assim optamos por caminhos que não são os ideais na busca de uma alimentação mais saudável. A nutricionista Júlia da Dietabox lista abaixo algumas dicas importantes para a gente seguir nesse Outono e que eu achei muito interessante compartilhar com vocês.

  • Consuma alimentos ricos em vitamina C: alimentos que possuem alta concentração dessa vitamina têm o poder de ajudar na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, podem reduzir as chances de anemia ao favorecer a absorção de ferro e aumentam a imunidade.
  • Tente ingerir uma menor quantidade de produtos industrializados.
  • Aposte em sopas com legumes, verduras e proteínas magras. É uma comida que vai aquecer o corpo e dar aquela sensação de conforto e saciedade.
  • Evite alimentos calóricos e cheios de gorduras. O corpo pode pedir por alimentos calóricos para tentar se aquecer e manter a temperatura corporal. Nesses casos, procure por chás quentes e café com canela.
  • Beba água: independente da estação e das temperaturas, a água é fundamental para o funcionamento do corpo. Mas, nessa época, o organismo também precisa de água para se manter hidratado, mesmo se não sentir sede.
  • Para os chocólatras, é possível comer chocolate, mas investindo em um meio amargo ou no amargo – eles têm maior teor de cacau, dão energia e são fontes de gorduras boas. Consuma moderadamente.
  • Consuma alimentos que deem mais saciedade. Frutas com aveia ou farelo de aveia, abacate, batata doce e cereais integrais são ótimas opções.
  • Para quem ingere bebidas alcoólicas, uma tacinha de vinho também está liberada. Vinhos são fontes de flavonoides e protegem a saúde cardiovascular.

Me conta o que achou das dicas e se você já segue algumas delas. Confesso que eu sou do grupo que ainda escolhe uma comida hipercalórica e com alguns produtos industrializados, tenho bebido bastante água, mas ainda quero mudar alguns hábitos e melhorar essa minha realidade.

Vou deixar o link de uma receita aqui do Toque Paladar que eu acho que você vai gostar: Sopa de Batata, Cenoura e Brócolis.

Agradeço a Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox (http://dietbox.me), software de nutrição e a equipe da Dezoito.

Fonte: Dietbox/Dezoito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *