Salada de Chuchu com Cenoura

Tem sempre alguém que quando ouve a palavra Chuchu, já torce o nariz e fala: não gosto!
Mas será que a experiência que a pessoa teve com o Chuchu foi a melhor e a mais saborosa? Sabendo preparar essa delícia (sim, “d-e-l-í-c-i-a”), tenho certeza de que você vai gostar.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Chuchu é rico em água, vai te ajudar na reposição de líquidos corporais. Contém minerais como cálcio, que favorece a saúde dos ossos e dentes, e ferro, que atua no combate à anemia ferropriva. Viu como só tem coisa boa? Feito em forma de salada e bem geladinha, vai ficar muito saboroso.

Ingredientes
– 1 Chuchu grande
– 2 cenouras médias
– Sumo de meio limão (mas se quiser colocar o sumo de 1 limão inteiro, fica a seu gosto).
– 1/2 cebola roxa picada
– Azeite a gosto
– Azeitona a gosto
– Sal a gosto
– Orégano a gosto
– Coentro ou Salsinha a gosto

Modo de Preparo
Pegue duas panelas e coloque água e com sal para cozinhar o chuchu e a cenoura cortada em tiras ou em cubos, fica a seu critério. Lembre-se de no momento de cortar o chuchu, tirar aquele miolo branco.

Cozinhe a cenoura por aproximadamente 5 a 7 minutos, para que ele fique “al dente” e não molenga. Já chuchu você precisa cozinhar bem, para ele ficar ao ponto e não duro. Verifique se ele já está macio. Quando a cenoura estiver no ponto, você vai tirá-la e colocar no recipiente com a cebola picada no fundo, pois a cenoura quente vai ajudar a dar uma leve murchada na cebola e soltar também um pouco de sabor. Quando o chuchu também estiver cozido, coloque por cima da cenoura e misture bem.

Por fim, acrescente o sumo de limão, regue com o azeite, coloque o orégano, corrija o sal se necessário, finalize com coentro ou salsinha e se desejar coloque as azeitonas. Leve a geladeira até servir, mas não deixe passar por mais duas horas para o chuchu não perder a textura com o passar do tempo.

Receita em vídeo

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Informações complementares: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *