Batata Recheada com Presunto e Queijo

Já faz tempo que eu queria experimentar essa receita e apresentar aqui para vocês. É mais uma daquelas que a gente faz e adora. Aqui você vai aprender a preparar uma Batata Recheada, numa versão com presunto e queijo. A lista de ingredientes é apenas uma sugestão para você, tudo vai depender do seu gosto. Se você achar que precisa de mais queijo, quer fazer com outro recheio, fica ao seu critério como sempre. O importante é fazer!

Ingredientes
– 5 batatas
– 4 fatias de presunto
– 5 fatias de muçarela
– 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
– Orégano – quanto necessário
– Queijo ralado (mistura de muçarela com queijo prato) – quanto necessário

Modo de Preparo
Para começar essa receita, cozinhe as por aproximadamente 30 a 35 minutos. Isso vai depender do tamanho das suas batatas e da quantidade de batatas que fizer. Escolhi para essa receitas as maiores, então precisa monitorar para que as batatas não desmanchem. Faça o teste do garfo e perceba se as batatas estão macias por dentro e a casca não está rachada. Deixe as batatas esfriando por aproximadamente 10 minutos, até que fique fácil para manusear.

Agora você precisa ver qual o lado melhor para cortar sem que ela tombe para o lado. Faça um corte por cima e vá retirando o miolo da batata e reserve em um recipiente, porque utilizaremos essa polpa. Cuidado para não tirar demais na base e nas laterais. Faça isso em todas as batatas e reserve.

Retire o restante dee batata que o que sobrou da casca e da tampa que reservamos. Amasso junto com a polpa da batata.

Vamos começar a preparar o nosso recheio. Pegue um pouco do purê de batata, acrescente o queijo, presunto, um pouco de orégano, o requeijão cremoso e misture bem. Como eu falei, as quantidades são a gosto, lembrando que a gente não coloca todo o purê de batatas porque estamos acrescentando mais ingredientes ao recheio e não vai caber quando colocarmos nas batatas.

Chegou a hora de rechear as batatas. Você pode colocar no fundo um pouco de requeijão cremoso ou espalhar com uma colher esse requeijão por toda a parte interna da batata. Acrescente o recheio que preparamos. Coloque queijo ralado (nesta receita eu usei muçarela e queijo prato ralados). Finalize com orégano.

Leve ao forno preaquecido entre 200°C a 220°C por aproximadamente 15 a 20 minutos ou até que o queijo esteja gratinado. Não precisa colocar papel alumínio.

Eu tenho certeza que você vai gostar dessa receita. Como já falei aqui, você pode variar na escolha dos recheios. Use a sua criatividade para arrasar na cozinha. Você deve ter percebido que eu não acrescentei sal, porque nessa versão eu usei bastante queijo e presunto que já tem sal, mas fica a seu critério temperar se achar necessário.

Receita em Vídeo

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *