Uma das coisas que mais gosto de comer é o Nhoque de Batatas com aquele molho bem suculento e saboroso. Tá certo que muitas vezes recorro ao nhoque industrializado, mas cá entre nós, não existe nada melhor do que fazer o seu próprio nhoque (Gnocchi termo em italiano).
Colocar a mão na massa é uma das coisas mais gostosas de se fazer, mas é preciso saber usar os ingredientes corretos e na quantidade exata, caso contrário a massa ficará muito úmida, pedindo quantidades maiores de farinha. Ninguém quer um nhoque pesado e sem sabor, não é?
Um item importante é a escolha da batata. Na receita, utilizo a batata rosada ou mais conhecida como a “Asterix”. Por conter mais amido e menos água que os outros tipos de batata, a massa do nhoque não precisará de muita farinha e o resultado final será um nhoque com sabor de batata. Já experimentei fazer o nhoque com outras batatas e o resultado não foi bom.
Ingredientes
– 1 quilo de batata “Asterix” (casca rosada)
– 300 gramas de farinha de trigo aproximadamente (muito provável que não use tudo).
– 2 gemas
– Sal a gosto
– Noz Moscada a gosto
– 1 colher (sopa) rasa de Queijo Ralado
Modo de Preparo
Cozinhe as batatas e amasse-as para chegar ao ponto de purê. Espere a batata esfriar, pois não queremos que as gemas cozinhem na batata.
Misture as gemas, o sal, a noz moscada, o queijo ralado e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que chegue ao ponto de começar a desgrudar da mão, mas não fique lisa como massas de pizza ou de pão.
Enfarinhe a bancada e pegue uma porção da massa, faça rolinhos e comece a cortar os nhoques do tamanho desejado.
Em uma panela com bastante água fervente com sal, coloque uma porção dos nhoques para cozinhar. Quando a massa começar a subir, retire e disponha em uma refratário.
Pronto, seu nhoque está à espera do molho de sua preferência. Não é um trabalho fácil, mas vale a pena pelo resultado final. Garanto que você vai amar essa massa.
Novidade: Essa receita conta com o vídeo da preparação. Então, se ficou alguma dúvida, assista a preparação dessa massa. Não deixe também de se inscrever em nosso canal no YouTube.
Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.
Muito bacana Renan Lima, parabéns pelo blog e agora pelo canal. Fico muito contente por saber que tem avançado em seus projetos. Sobre a receita, fiquei com água na boca rsrs em 2012 trabalhei na casa de massa de meus tios e eles faziam muito o “gnocchi” para os restaurantes, um dos que mais saíam era o de batata baroa, muito saboroso também. Abraço!
Obrigado Danilo. Nhoque é tudo de bom…
Estava tentando fazer e acabei colocando muita farinha de trigo até soltar da mão e quando fui conzinhar a massa ficou muito dura e sem sabor,tem como salvar a massa ou não.
O ideal seria colocar então um pouco mais de batata. Você usou a batata com casca rosada (asterix)??? Porque o desgrudar da mão, não é uma massa lisa como a de pizza, mas uma massa que já começa a desprender da mão e você consiga fazer as bolinhas.