Creio que um dos acompanhamentos mais versáteis que existem é o famoso “Escondidinho”. São tantas variações que o prato permite fazer que é fácil agradar a todo mundo. Eu escolhi fazer um Escondidinho de Calabresa por achar que a batata e a linguiça calabresa combinam muito.
O bom do escondidinho é que ele combina com tudo, podendo acompanhar uma salada, um arroz branco, um grelhado. Vai do seu gosto e necessidade. Geralmente quando faço eu como apenas o escondidinho por amar batatas (em todas as suas formas e versões rsrsrs).
Se você assistir o vídeo, vai perceber que eu não passei a receita do purê de batatas (vou preparar um vídeo especial com a receita), mas deixo abaixo o modo que eu faço o purê. Na verdade, eu estou atualizando um dos posts aqui do Toque Paladar agora com o vídeo da receita, foto nova e falando um pouco sobre o prato, pois a receita foi publicada em novembro de 2012. Faz tempo, não é? Eu fiz algumas mudanças na receita (que bom que a gente evolui \o/ ), onde eu achei que o sabor de tudo ficou muito mais gostoso. Então já quero também seu comentário no final da receita e lá no canal do Toque Paladar no YouTube.
Ingredientes
– 1 kg batatas médias cozidas
– ½ xícara de leite
– 2 colheres (sopa) manteiga (pode ser margarina)
– 4 colheres (sopa) requeijão cremoso
– 2 gomos de calabresa
– 1 Sachê de molho de tomate pronto (pode ser o seu caseiro)
– Orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto
– Queijo ralado para polvilhar
Modo de Fazer
Na verdade, você pode fazer o purê da maneira que você mais gostar, mas eu deixo a minha maneira de fazer. Cozinhar e amassar as batatas. Em uma panela derreta a manteiga, acrescente as batatas, o leite, misture e tempere um pouco com sal e pimenta. Após chegar no ponto do purê, acrescente o requeijão cremoso. Fatie a calabresa e em uma frigideira frite-as e depois reserve.
A montagem bem é simples e fácil. Em um refratário, comece com uma camada de molho de tomate, depois uma camada com metade do purê de batata, acrescente todas as fatias de linguiça calabresa, mais um pouco de molho. Agora faça mais uma camada com o restante do purê e finalize com molho de tomate polvilhando queijo ralado e orégano.
Como vai estar quase tudo morno, eu levo ao forno pré-aquecido a 200º C por 15/20 minutos apenas para gratinar e deixar o queijo parmesão com aquela cor dourada.
Receita em vídeo
Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências e dúvidas comentando este post.