Utensílios indispensáveis na cozinha – Parte 1

utensiliosindispensaveisCom a agitação do dia, a busca por uma alimentação saudável e os compromissos diversos, não podemos e ninguém quer perder tempo na cozinha. Fato é, que hoje a indústria do ramo tem facilitado e muito a vida de quem está pilotando o fogão, seja mulher ou homem.  O post de hoje não traz nenhuma receita, mas sim aquilo que pode facilitar enquanto a preparamos.

Listo aqui, alguns dos utensílios que você precisa ter em sua cozinha, não listarei todos, apenas alguns nesse primeiro momento.

Fouet – Muitos improvisam com garfos, mas nada melhor que bater e misturar uma preparação incorporando ar com o utensílio certo. Ideal para bater claras, fazer merengues, mousses e alguns tipos de massa de bolo e tortas.

Fouet
Fouet – Foto: SXC

Copo medidor – Respeitar as medidas das receitas é fundamental, isso evita que algumas preparações saiam erradas. Alguns copos tem medidas especiais para Açúcar, Farinha, Achocolatado, Arroz e por aí vai. O importante é ter sempre esse utensílio por perto.

Copo Medidor - Foto: SXC
Copo Medidor – Foto: SXC

Descascador e Fatiador (tipo 5 em 1) – Encontrado facilmente em feiras livres em versões mais simples ou em lojas de utensílios domésticos em versões mais sofisticadas, é um excelente utensílio para preparar pequenas porções. Sua função de descascar, facilita muito evitando que ao tirar a casca de alimentos como batatas, cenouras e pepinos haja desperdício. Ele corta a casca bem fina. Além de descascar, algumas versões podem ralar, cortar, fazer bolas de frutas e vir com a função de até abrir garrafas.

Frigideira Antiaderente – Nada mais cruel que preparar aquele alimento e ele grudar no fundo. As versões com o antiaderente são as ideais, evitando a utilização de grande quantidade de óleo. São fáceis de limpar e é necessário utilizar um utensílio de silicone, apropriado a altas temperaturas para não riscar a frigideira.

Frigideira - Foto: SXC
Frigideira – Foto: SXC

Facas – Utilizamos em quase todas as preparações, precisam ser de qualidade e bem afiadas. Só assim seu trabalho na cozinha será facilitado e podendo até evitar acidentes. Cada faca tem seu tipo de corte e utilização. Ter um jogo de facas é fundamental.

Facas - Foto: SXC
Facas – Foto: SXC

Bem, em um próximo post falarei sobre: Luvas, Tábuas, Peneira, Espátulas, Pegadores e Pinças para alimentos.

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post. Até breve.

Renan Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *