Farofa Básica

FarofaBasicaTão simples e tão fácil de se fazer, a Farofa também está sempre presente na mesa das pessoas. Eu mesmo adoro uma farofa, às vezes, jogo a farinha de mandioca pura em cima daquele feijão feito na hora e um molhinho de pimento. Uau, fica uma delícia e se deixar como apenas isso.

O bom da farofa, é a quantidade de variações que podem ser feitas e os ingredientes que ficam a gosto de quem faz. Vai bem com nos pratos com frango ou numa deliciosa feijoada, mas como falei, sempre que tenho, coloco na minha comida. Adoro!

Abaixo, coloco uma sugestão de farofa que faço sempre aqui em casa e fica muito saborosa.

Ingredientes
– 500 gramas de farinha de mandioca ou farofa de mandioca pronta
– ½ gomo de linguiça calabresa
– 2 dentes de alho amassado
– ½ cebola picada
– 50 gramas de bacon
– ½ cenoura ralada
– 100 gramas de azeitona (preto ou verde)
– 2 ovos cozidos
– sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Em uma boa panela aquecida, frite a linguiça e o bacon. Após soltar a gordura, acrescente o alho, dando um leve dourada e em seguida a cebola.

Você tem duas opções, usar a farinha de mandioca ou farofa de mandioca pronta. Eu geralmente uso a farofa que é mais rápido, mas se não tiver, você pode usar a farinha mesmo. Então você acrescenta a farinha até ela dar uma aquecida e ficar bem torradinha, chegando ao ponto de farofa. Se usar a farofa, é só colocar na panela para aquecer.

Depois é tudo mais simples, acrescente a cenoura ralada, as azeitonas e os ovos cozidos picados. Mexer com cuidado para não quebrar muito os ovos. Se usar a farinha de mandioca, coloque sal e a pimenta, agora se usar a farofa, muito provável que não irá precisar colocar nada de sal por conta desse tipo de produto já ser temperado. Fica a seu critério e paladar.

Dica: Você pode acrescentar salsinha e cebolinha para finalizar.

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *