Bolinho de Arroz Assado

Tenho certeza que a gente não tem consciência do tanto de comida que jogamos fora e que ela poderia ser reaproveitada. Não estou falando de comida estragada ou vencida, digo das sobras de uma refeição, como da receita de hoje, Bolinho de Arroz Assado.

Preparar aquela quantidade grande de arroz ou até mesmo a quantidade ideal, mas por algum fator tenha sobrado naquele dia arroz, me fez pensar que no quão tolo sou quando jogo arroz fora por não estar mais fresco ou estar “velho”.

Existe muita coisa que podemos fazer com arroz cozido tido como “velho”. Porque não colocar essas receitas em prática e evitar o desperdício? Então fiz essa versão assada de bolinho de arroz, mas ela pode ser frita também. Talvez na fritadeira elétrica fique bom também, mas como não tenho uma, não posso falar com autoridade.

Ingredientes
– 2 xícaras de arroz cozido
– 1/2 xícara de leite
– 2 ovos
– 1/2 cebola picada
– 1 xícara de presunto picado
– 1 xícara de muçarela picada
– 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
– Noz-moscada ralada (opcional)
– Pimenta-do-reino a gosto
– Sal a gosto
– Cebolinha, Coentro ou Salsinha
– 2 colheres (sopa) de amido de milho
– 6 colheres (sopa) de farinha de trigo ou quanto necessário para o ponto
– 1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Modo de Preparo
Junte em um recipiente todos os ingredientes: o arroz já cozido, o leite, os ovos, a cebola picada, o presunto, a muçarela, o queijo parmesão, noz-moscada é opcional, pimenta-do-reino, sal, cebolinha, o amido de milho e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até chegar ao ponto que massa fique firme para moldar com as colheres os bolinhos.

Por último acrescente o fermento em pó e misture bem todos os ingredientes. Assim que atingir o ponto, modele com a ajuda de duas colheres os bolinhos. Você muito provavelmente não conseguirá dar o ponto dos bolinhos com a mão. Unte uma assadeira ou use uma assadeira com um bom antiaderente.

Leve ao forno preaquecido por 40 minutos a 200°C ou até ficar dourado

Receita em vídeo

Sinta o sabor e compartilhe as suas experiências comentando este post.

2 thoughts on “Bolinho de Arroz Assado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *